domingo, 27 de agosto de 2017

Tema 1 - Aproximação

Questão mobilizadora: O que são as metodologias ativas?


Este tema tem o objetivo de proporcionar o conhecimento dos conceitos de Inovação e de Metodologias ativas e analisar a própria prática docente, bem como dos parceiros do curso.



Texto: Mobilizar


Questões mobilizadoras deste tema

  • Como as tecnologias estão nas salas de aula

Eu não tenho experiência docente mas atuo na educação como técnico administrativo. Então, diante da pergunta sobre como as tecnologias estão nas salas de aula, além das questões técnicas que impossibilitam o professor de trazer novas ferramentas e ao aluno de ter a sua disposição, me parece que os professores chegam às salas de aula pouco preparados para o século XXI. Trazendo uma metodologia que não atende às realidades atuais. Causando até mesmo o receio para o uso das novas tecnologias. Dessa forma, entendo que precisamos também de uma mudança nas bases formadoras dos nosso professores, para que suas práticas se reflitam naquilo que construíram, e com o olhar voltado para o momento atual.  Trago então a formação dos professores como um ponto que precisa também ser revistos.


  • Tem sentido ensinar da mesma maneira?

Sentido não há. Mas existem limitações pessoais, estruturais e políticas que bloqueiam o fazer diferente. Talvez, o pensar em grupo, desejar vencer barreiras e ouvir seu público, sejam caminhos. Contudo, caminhos percorridos somente por aqueles que conseguem seguir além das amarras citadas inicialmente. 

  • Uma questão importante é: “Como” podemos usar a tecnologia que está disponível para melhorar o que fazemos, ao invés de “por que” devemos usá-la para melhorar o que fazemos. 


Essa é uma pergunta que, quando feita, conduz à quebra de mitos, preconceitos, medos e de expectativas. Interessante que tem uma relação com o tema "Aprender a aprender" apresentado por Ana Maria Silva (em um dos slides anteriores). Perguntar "como" já nos coloca no caminho do aprender e do se predispor. 

Link que Ana Maria compartilhou:
https://oaprendizemsaude.wordpress.com/2010/04/13/o-que-aprender-a-aprender-nossos-fundamentos/ 

  • Empregar novas tecnologias na educação …

Estamos num período de transição. E as novas tecnologias são parte do resultado do que temos experienciado. Os interesses são outros, as moedas de troca estão se tornando virtuais (os bitcoins), as relações pessoais e a diversidade de cultura tem caminhado para um discurso mais livre, etc. Não teria como toda esta transição não afetar a educação. E como toda fase transitória, existem divergências, duelos, desentendimentos, e aceitações também. 

Não temos o resultado para o sucesso e nem a fórmula exata, cada profissional, em conjunto ou individualmente, irá reconstruir sua maneira de ensinar e aprender. Sendo mais um construtor da transição em que vive.

  • O que significa inovar na educação?

Além dos pontos apresentados, acrescento:
* uma mudança de mente;
* compreender a atuar para a quebra de paradigmas;
* compreender e abrir-se para as mudanças sociais, espaciais;
* entender que está num processo de mudança e que, por isso, não vai acertar sempre.

Um comentário: