domingo, 10 de setembro de 2017

Tema 1 - Síntese de debates no fórum

Fórum do Tema 1


As questões apresentadas em torno do primeiro tema do curso e discutidas no fórum vieram mostrar a realidade da maioria dos participantes do curso em sua experiência em sala de aula. Eu não tenho experiência em docência, mas foi bem interessante poder compartilhar com eles de suas indagações. Na sequência abaixo, apresento alguns apontamentos que debatemos em nosso Fórum.

Compartilhamos sobre o Uso de Metodologia Ativa por professores mais conservadores (Cassia Garcia); sobre Como Preparar os pais para o uso das metodologias ativas (Miriam Cristiane), visto que são imigrantes digitais, assim como os professores, mas com uma realidade ainda mais diferenciada; sobre Como usar o Minecraft para ensinar leitura e escrita na escola (Nilza Pereira). Eu não conhecia o Minecraft Education, então, foi uma ótima oportunidade pra descobrir como este jogo foi adaptado para uso dos alunos e professores. Saiba um pouco mais aqui 

Conversamos também sobre o Analfabetismo funcional, apresentado por Somini Dina. Simoni apresentou os dados que informam que “Segundo estudo realizado pelo IPM (Instituto Paulo Montenegro) e pela ONG Ação Educativa no Brasil, apenas 8% das pessoas em idade para trabalhar, têm plenas condições de compreender e se expressar por meio de letras e números.” Simoni nos trouxe a pergunta sobre como podemos auxiliar na transformação desta realidade. Eu acredito que auxiliar este público a passar a expressar-se por meio de números e letras já é um grande desafio. É um grande número de pessoas que carregam consigo uma ausência de conhecimento, então, o objetivo maior já seria este. Utilizar as metodologias ativas seria uma forma, acredito eu, que ofereceria ainda mais conteúdo a este processo. Seria uma ferramenta que o conduziria a um novo aprendizado na própria maneira de pensar, já que esta metodologia trabalha com a autonomia do educando. Um professor que se disponha a utilizar desta metodologia e encontra espaço para esta finalidade traria novos olhares para estes indivíduos, novas maneiras de pensar a própria vida.

Livia Mara utilizou o espaço para compreender um pouco mais sobre o uso da Sala de Aula Invertida, com relação a distribuição da carga horária. Compreendi com a ajuda dos colegas que a carga horário permanece a mesma, o que acontece é basicamente uma inversão de ações, pois o aluno tem acesso aos conteúdos antes da aula, assim como ele realiza as atividades de casa, praticada no método tradicional.

Para as questões apresentadas por Cassia Garcia e Leandra de Souza, quando a primeira abordou sobre a Atualização dos docentes e a segunda parafraseou seu questionamento utilizando a expressão "A culpa é das estrelas!!!", faço um paralelo. Ambas apresentam questionamentos sobre a nova dinâmica na qual o professor está inserido. Não vejo como uma questão de culpa do professor que não acompanha as mudanças, assim como foi comentado por colegas. A atualização do professor é necessária em qualquer momento, contudo, estamos inserido num contexto de transição. Estando tanto o professor como os alunos rodeados por novas tecnologias que podem favorecer ao aprendizado ou serem  deixadas de lado. O aluno apresenta-se ávido em usá-la e o professor, algumas vezes, resistente. A avidez do aluno pode levá-lo para um caminho de ausência de construção do conhecimento por meio dos novos recursos, quando utilizado de maneira pouco construtiva. E o professor poderá também se abster de abrir-se para as mudanças. As alternativas existem e as realizações de sucesso e insucesso também estarão presentes neste processo.

Diante dos textos lidos, exemplos, vídeos apresentados nesta etapa e desta discussão final, entendemos que todos estamos num processo de novas construções, na qual o uso das Metodologia Ativa e as Tecnologias Digitais nos levam para novas direções cheias de desafios e muita esperança.

Um comentário:

  1. Querida Andréia, adorei acompanhar a sua narrativa sobre a aprendizagem da turma. Obrigada por compartilhar. Abs, Dênia

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