Fórum do Tema 1
As
questões apresentadas em torno do primeiro tema do curso e
discutidas no fórum vieram mostrar a realidade da maioria dos
participantes do curso em sua experiência em sala de aula. Eu não
tenho experiência em docência, mas foi bem interessante poder
compartilhar com eles de suas indagações. Na sequência abaixo, apresento alguns apontamentos que debatemos em nosso Fórum.
Compartilhamos sobre o Uso de Metodologia Ativa por professores mais conservadores (Cassia Garcia); sobre Como Preparar os pais para o uso das metodologias ativas (Miriam Cristiane), visto que são imigrantes digitais, assim como os professores, mas com uma realidade ainda mais diferenciada; sobre Como usar o Minecraft para ensinar leitura e escrita na escola (Nilza Pereira). Eu não conhecia o Minecraft Education, então, foi uma ótima oportunidade pra descobrir como este jogo foi adaptado para uso dos alunos e professores. Saiba um pouco mais aqui
Conversamos
também sobre o Analfabetismo
funcional, apresentado por Somini Dina. Simoni apresentou os
dados que informam que “Segundo
estudo realizado pelo IPM (Instituto Paulo Montenegro) e pela ONG
Ação Educativa no Brasil, apenas 8% das pessoas em idade para
trabalhar, têm plenas condições de compreender e se expressar por
meio de letras e números.” Simoni nos trouxe a pergunta sobre como
podemos auxiliar na transformação desta realidade. Eu acredito que
auxiliar este público a passar a expressar-se por meio de números e
letras já é um grande desafio. É um grande número de pessoas que
carregam consigo uma ausência de conhecimento, então, o objetivo
maior já seria este. Utilizar as metodologias ativas seria uma
forma, acredito eu, que ofereceria ainda mais conteúdo a este
processo. Seria uma ferramenta que o conduziria a um novo aprendizado
na própria maneira de pensar, já que esta metodologia trabalha com
a autonomia do educando. Um professor que se disponha a utilizar
desta metodologia e encontra espaço para esta finalidade traria
novos olhares para estes indivíduos, novas maneiras de pensar a
própria vida.
Livia Mara utilizou o espaço para compreender um pouco mais sobre o uso da Sala de Aula Invertida, com relação a distribuição da carga horária. Compreendi com a ajuda dos colegas que a carga horário permanece a mesma, o que acontece é basicamente uma inversão de ações, pois o aluno tem acesso aos conteúdos antes da aula, assim como ele realiza as atividades de casa, praticada no método tradicional.
Diante dos textos lidos, exemplos, vídeos apresentados nesta etapa e desta discussão final, entendemos que todos estamos num processo de novas construções, na qual o uso das Metodologia Ativa e as Tecnologias Digitais nos levam para novas direções cheias de desafios e muita esperança.
Querida Andréia, adorei acompanhar a sua narrativa sobre a aprendizagem da turma. Obrigada por compartilhar. Abs, Dênia
ResponderExcluir